Rua da Lapa, nº 1 | 4490-520 Póvoa de Varzim

Historial

S

Sucessora da “Casa dos Operários Poveiros”, surge em 16 de julho de 1935, como
Cooperativa “A Filantrópica”, ostentando diversas designações ao longo da sua existência, de acordo com o objeto social, até que em 27 de julho de 1995, depois de uma reestruturação geral, surge como “A Filantrópica – Cooperativa de Cultura, C.R.L.”, inserida no âmbito que desde então corresponde ao seu desígnio.

Ocupa um edifício de sua propriedade, construído em 1864 com o propósito da
instalação do “Monte-Pio Povoense”, onde já albergou um destacamento militar em 1915, a sede da Banda Musical Povoense, a Sociedade Columbófila, uma escola primária feminina e o primeiro supermercado da Póvoa de Varzim, inaugurado em 19 de outubro de 1969.

P

Presentemente, possui uma Galeria de “Artes e Letras”, destinada a conferências,
colóquios, debates e exposições de diversa índole, oficinas onde são ministrados cursos de desenho, pintura e artes decorativas, recebendo também outros cursos temporários.
No domínio da música, procurando não colidir com a Escola Municipal de Música, que atua em moldes oficiais, cumprindo as exigências curriculares impostas, proporciona aulas de aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas, completando formação ou para fins lúdicos.

É dotada de um espaço polivalente, onde é possível a realização de diversas atividades, incluindo algumas de carácter gímnico.
Da plêiade de iniciativas, destacam-se aquelas que no exterior promovem o turismo
cultural nas suas múltiplas vertentes.