Inauguração: 14 de setembro a 25 de outubro de 2024.
Segunda a Sexta, 15h às 19h.
Entrada livre.
Convicções
“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são. O essencial na arte é exprimir; o que se exprime não tem importância.” In Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias de Fernando Pessoa
Existimos num mundo onde a verdade é cada vez um espaço de incerteza e nevoeiro, temos de nos guiar pelas nossas convicções, coisas em que acreditamos e das quais não abdicamos. Vivemos envoltos numa realidade tumultuosa, onde nem tudo é o que aparenta ser. Ora são as convicções que ajudam a compreender um pouco melhor o perfil de quem se nos rodeia.
Esta exposição traz-nos a obra de uma autora que, apesar de não ter um percurso artístico académico, transforma a sua visão científica e moral do mundo em criações plenas de convicções sobre um mundo cheio de espaços estranhos, desiguais, onde a luz nem sempre é capaz de prevalecer, mas onde a crença de que a arte poderá ajudar a iluminar e esclarecer aqueles que caminham sozinhos.
É sobre esta luz e esclarecimento que trazemos a obra da Cristina Ribeiro, uma mulher da Ciência que se foi debatendo ao longo da sua vida com muitas contrariedades e adversidades, as quais a motivam a procurar respostas ou alertas, ora pela sua atividade científica, ora pela sua produção artística.
Armando Castro Bento
CONVICÇÕES
Esta exposição pretende partilhar com os visitantes, com todos vós, algumas das minhas convicções, quiçá, com algumas das vossas também.
As emoções, despertadas pelos valores humanos ou pela falta deles, têm espicaçado a minha criatividade sendo o mote principal para as minhas produções artísticas. Utilizo diversos materiais usados no nosso dia-a-dia, que se transformam em obras poéticas, sensíveis, inquietantes… que permitem aos observadores uma reflexão sobre a nossa condição e o lugar que ocupamos no mundo.
A realidade que mostro, através de hipérboles, metáforas e eufemismos, tenta ser uma reconstrução do que me rodeia.
Tento criar um diálogo entre as minhas obras, numa articulação permanente entre a pintura e a escultura.
Esta exposição, com destaque nas emoções despoletadas pelos valores humanos, é também uma homenagem aos meus pais, que pela sua forma de estar, foram/são os grandes pilares da minha vida.
Cristina Ribeiro
Sobre a Artista
Cristina Maria Carvalho da Mata Ribeiro nasceu em Lourenço Marques em 1969, estudou na Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim e na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Desenvolve a sua atividade no Departamento de Biologia da Universidade do Minho, onde fez o Mestrado em Ciências do Ambiente.
Recentemente frequentou o Curso Intensivo de Gestão na Católica Porto Business School, Universidade Católica do Porto.
Coordenou o Projeto Europeu EASY GOV – Laboratory Management Platform (2021-2023), no âmbito da Ação Parcerias Estratégicas do Programa Erasmus +.
Atualmente direciona o seu foco para a divulgação e dinamização do Projeto EASY GOV a nível internacional.
Desde cedo que se dedica à arte, sempre com o apoio dos seus pais. Começou o seu percurso pelo desenho, passando para a pintura a óleo.
Recentemente, experienciou o acrílico numa caminhada, onde algumas das suas obras surgem através do uso de borrachas de pneus de carros, que espalham as cores na tela e de seringas, que delineiam as figuras. Nesta trajetória, surgiu também o gosto pela escultura. Sempre como autodidata.
Participou numa exposição coletiva em 2022, de 21 a 26 fevereiro, “Exposição artística no 47.º aniversário da Escola de Ciências da Universidade do Minho”, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
A sua primeira exposição individual realizou-se em 2023, de 14 de outubro até 10 de dezembro, no restaurante “Theatro”, na Póvoa de Varzim, Portugal.
Em março de 2024 foi selecionada para representar Portugal no evento sobre arte “Rome International Art Fair, 9th Edition/ March 08-21, 2024”, na Medina Art Gallery, em Roma, Itália.