Rua da Lapa, nº 1 | 4490-520 Póvoa de Varzim
VISITA À IGREJA DA LAPA DA PÓVOA DE VARZIM: 3 DE JULHO
Visita guiada com a convidada Deolinda Carneiro.
VISITA À IGREJA DA LAPA DA PÓVOA DE VARZIM: 3 DE JULHO
A

A Filantrópica retomou as suas iniciativas fora de portas, no dia 3 de julho, com a visita guiada à Igreja de Nossa Senhora da Lapa, fundada em 1770 na zona sul da enseada para servir a comunidade piscatória. Deolinda Carneiro, diretora do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa, conduziu o grupo através de uma fantástica viagem pela história da construção da igreja e pela evolução da “Confraria de N.ª S.ª da Lapa, Amparo dos Homens do Mar” (1761) para “Real Irmandade de N.ª S.ª da Assunção” (1883). Especial destaque foi dado às pinturas dos tetos, aos azulejos, aos retábulos, às devoções e às esculturas, algumas saídas das mãos do escultor João d’Afonseca Lapa.

Para além da visita à igreja, foi possível conhecer as dependências anexas, como a sacristia, a Casa da Mesa da Irmandade e a sala que albergará o futuro museu e assim observar o rico espólio de paramentos, alfaias litúrgicas, imagens e peças variadas.

Muito enriquecida ficou a visita com os preciosos contributos do Rev.º Padre Nuno Rocha, de Nuno Nova, sacristão, de António Marafona, em representação da Real Irmandade, e da zeladora Teresa Marafona, a quem muito agradecemos toda a disponibilidade e simpatia. A subida ao farol, comentada pelo arqueólogo José Flores, constituiu um momento alto da visita pelas vistas proporcionadas sobre a terra e o mar, a povoação e a enseada.