
Inauguração: 26 de outubro a 8 de novembro de 2024.
Segunda a Sexta, 15h às 19h.
Entrada livre.
A pintura, como forma poética de expressão de estados de alma, conduz o espírito criativo do ser humano ao desenvolvimento de capacidades ou talentos desconhecidos, esquecidos, adiados ou muitas vezes adormecidos ao longo da vida. Estes são despertados pela motivação de imagens, ambientes envolventes ou situações vivenciadas.
A convivência dos artistas num espaço comum acolhedor, contribui para libertar a imaginação, criar laços relacionais e elevar a autoestima, ao partilharem uns com os outros o prazer da sua arte.
Nas pinturas expostas, por mais diferenciadas que sejam entre si, prevalecem memórias, experiências de vida e elementos do quotidiano, perpetuados nas formas expressivas e largamente exploradas que a pintura pode transmitir de uma maneira prazerosa.
Na presente exposição são apresentados trabalhos dos alunos que frequentaram as aulas de pintura do corrente ano de 2024.
Álvaro Pecegueiro (professor da escola)
Nasceu na cidade do Porto em 1953, é licenciado em Arte e Design e mestrado em Gestão Artística e Cultural.
Durante a sua juventude participou em exposições individuais e coletivas de pintura. Atualmente trabalha como ilustrador e designer gráfico freelancer, colaborando com várias editoras da cidade do Porto.
Dedica-se igualmente à pintura, ilustração de livros didáticos, escrita e ilustração de obras para a infância e juventude de sua autoria e de outros autores.
————————————————-
“A Filantrópica” integra-se no ramo da cultura do sector cooperativo, e tem por finalidade o desenvolvimento cultural dos seus membros e da população.
Constitui objeto de “A Filantrópica”:
a) A dinamização e animação cultural;
b) O ensino, a promoção e apoio da criação artística.
Hoje em vez de citar um grande pensador ou escritor, achamos por bem olhar para o nosso interior e fomos relembrar os nosso estatutos, aquilo que nos rege, pois a exposição que agora vos trazemos é prova disso mesmo.
A nossa galeria tem recebido, ao longo do ano, diversos autores que partilham e comungam a nossa paixão pela arte, pela cultura, pela promoção dos valores humanos e pela valorização das nossas gentes. Para além da nossa galeria dar espaço e oportunidade à difusão cultural, outro espaço e projeto encontra-se integrado no nosso projeto e instalações, a escola de artes e ofícios Baptista de Lima. Desde a sua criação, em 1993, temos encontrado muitos artistas, alunos aqui se tornaram, para dar forma aos seus sonhos e ambições artísticas, que com o auxílio dos nossos professores, ao longo de décadas têm aberto portas à imaginação, criando múltiplas obras que pretendemos também promover e divulgar.
Assim sendo , apesar de termos tido um ano com uma agenda em constante mudança, não podíamos negar oportunidade aqueles que acreditam em nós e depositam confiança nos nossos valores culturais, que ao longo de um ano letivo, de forma assídua e motivada, aprendem a descobrir as formas da sua imaginação.
Cabe-nos reconhecer o esforço, a dedicação, dando oportunidade, a todos aqueles, que ao longo do último ano letivo por aqui passaram, de exporem os trabalhos na nossa galeria, pois este momento também é importante para a sua formação e aprendizagem enquanto autores, ajuda a encontrar novos caminhos e motivações, e sendo essa também uma das nossas metas, a abertura de novos caminhos, não lhes poderíamos negar esse momento.
É com grande orgulho que hoje apresentamos na nossa Galeria das Artes e Letras o trabalho realizado pelos nossos alunos da escola de artes e ofícios.