Rua da Lapa, nº 1 | 4490-520 Póvoa de Varzim
Exposição “Isto é o meu corpo”, da autoria de José Rosinhas.
Atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à A Filantrópica — Cooperativa de Cultura, C. R. L.
Atribuído o Estatuto de Utilidade Pública à Cooperativa A Filantrópica
D

Declaração de utilidade pública

A cooperativa A Filantrópica — Cooperativa de Cultura, C. R. L., pessoa coletiva de direito privado n.º 500525889, com sede na Póvoa de Varzim, vem desenvolvendo, desde a sua constituição, em 1935, e sem fins lucrativos, relevantes atividades de interesse geral no âmbito da promoção da cultura. Para o efeito tem organizado diversas iniciativas, como conferências, colóquios e debates, que contam com a participação de personalidades do setor; tem promovido o turismo cultural, através de ações que visam a divulgação da história local e da interpretação do território. Desta forma, contribui significativamente para o desenvolvimento da cultura e da participação cívica na vida comunitária do concelho.

Coopera com diversas entidades, e em especial com o respetivo município, na prossecução
dos seus fins.

Por estes fundamentos, conforme exposto na informação n.º I/1128/2021/SGPCM, do processo administrativo n.º 81/2021, instruído na Secretaria -Geral da Presidência do Conselho de Ministros, e no uso dos poderes que me foram subdelegados pela Ministra de Estado e da Presidência através do Despacho n.º 1338/2020, de 24 de janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 21, de 30 de janeiro de 2020, atribuo o estatuto de utilidade pública à cooperativa A Filantrópica — Cooperativa de Cultura, C. R. L., nos termos do Decreto -Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, na sua redação atual.

Nos termos do artigo 18.º da Lei -Quadro do Estatuto de Utilidade Pública, aprovada em anexo à Lei n.º 36/2021, de 14 de junho, aplicável nos termos do n.º 2 do artigo 17.º desta Lei, o estatuto de utilidade pública é atribuído pelo prazo de 10 anos a partir da publicação do presente despacho.

11 de agosto de 2021. — O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros,
André Moz Caldas.