Rua 31 de Janeiro, 16 | 4490-533 Póvoa de Varzim
Visita guiada Igreja da Misericórdia
Convidado: Fernando Souto
Visita à Igreja e Museu da Santa Casa da Misericórdia
D

Dando continuidade à rubrica “Igrejas da Póvoa – testemunhos de uma religiosidade”, A Filantrópica promoveu, no dia 27 de março, uma visita orientada à Igreja da Misericórdia, edifício de gosto neoclássico aberto ao culto em 1914.
Nesta viagem ao passado, o grupo foi conduzido pelo Professor Fernando Souto que começou por contextualizar o surgimento da Misericórdia na Póvoa e a evolução dos vários edifícios tutelados pela instituição. Foi dada a conhecer a história da atual igreja e a intervenção do arquiteto Adães Bermudes e também foi relatado o percurso do templo anterior, construído no século XVII mas já inexistente, que serviu de igreja matriz.
Especial destaque foi atribuído às esculturas que se encontram nos retábulos, algumas saídas das mãos do escultor José Ferreira Thedim, e à tela do retábulo-mor, da autoria do pintor italiano Silvestro Silvestri.

Também foi possível visitar as dependências anexas, onde estão expostas pinturas e fotografias dos benfeitores da Santa Casa.
Muito enriquecida ficou a visita com a possibilidade que o grupo teve de observar o riquíssimo e variado espólio do Museu da Misericórdia, composto por cerâmicas, paramentaria, pinturas e objetos litúrgicos.

Convidado: Fernando Souto